terça-feira, 12 de janeiro de 2021

U-BLOX NINA B302 BLE - DETECTOR PRESENÇA DE PET PRÓXIMO COM JAVASCRIPT

U-BLOX NINA B302 BLE - DETECTOR PRESENÇA DE PET PRÓXIMO COM JAVASCRIPT


O objetivo deste BLOG é demonstrar como é possível utilizar o NINA B302  como detector de presença de um PET. Será um utilizado um Beacon para ser o dispositivo a ser detectado o qual será preso na coleira do Animal, na ausência do mesmo (via RSSI), um  LED será LIGADO. Foi utilizado o BREAKOUT NINA B302.


Adquirimos então os seguintes componentes



Montamos a BREAKOUT (B302)


O esquema elétrico é este



Algumas características do Kit

-Botão de RESET;
-Botão de Modo BOOTLOADER (W102);
-Plugável no PROTOBOARD;
-Acesso às várias GPIOS;

Pequena 


Espruino é um intérprete de JavaScript para microcontroladores que torna o desenvolvimento de software embarcado rápido e fácil. O intérpretador Espruino é um firmware de código aberto que roda em uma variedade de microcontroladores diferentes.

O Espruino em si não é apenas o firmware ou hardware do interpretador - há também o IDE da Web, ferramentas de linha de comando, documentação, tutoriais e módulos que formam uma solução completa para desenvolvimento de software embarcado.
 
Grave o código HEX do JAVASCRIPT usando o utility J-FLASH LITE ou NRFGO STUDIO no NINA B302



Resete o NINA B302

Instale o ESPRUINO IDE (Native)

Instale o USB DONGLE CSR 4.0 (drivers)


Mas atenção!

Para o Windows 8.1 e posterior
O IDE é capaz de usar os drivers BLE do próprio Windows. A única configuração necessária é que você vá para as configurações de Bluetooth do seu sistema e clique em Conectar (Parear no Windows 10) no seu dispositivo NINA B302. Isso expõe ao sistema e garante que ele apareça no IDE da Web. Para o Windows anterior ao 8.1
Como as versões do Windows anteriores à 8.1 não suportam Web Bluetooth no sistema operacional, o noble (que o Espruino IDE usa) precisa acessar diretamente o adaptador BLE - portanto, é necessário garantir que o driver WinUSB seja carregado para ele (como oposição a um driver específico do fabricante). Baixe o Zadig e execute-o - é apenas um executável Vá para Opções -> Listar todos os dispositivos Escolha o seu adaptador BLE (o meu é CSR8510 A10) Certifique-se de que o WinUSB esteja definido como o driver Agora, quando você executar o IDE da Web nativo e clicar em "conectar" no canto superior esquerdo, deverá ver uma lista de dispositivos BLE conectáveis.



Execute o ESPRUINO IDE (Native)


Faça o SCAN para encontrar o NINA B302


Conecte ao NINA B302


Transfira o SCRIPT JAVASCRIPT abaixo 


No B302 transfira o seguinte código Javascript e execute

// Start scanning var Found = false; NRF.setScan(function(d) { console.log(d.id); if(d.id === "d3:8c:46:d1:ae:10 random") Found = true; }); // See if PET is near each 5s function VerifyPet() { setInterval(function() { if(Found === true) { D13.write(true); Found = false; } else { D13.write(false); } }, 5000); } VerifyPet();




P0.13 = D13 = IO1 (JAVASCRIPT)

O programa inicia um SCAN BLE e procura por um BEACON cujo MAC é d3:8c:46:d1:ae:10, caso encontre, altera FLAG para true. Uma outra rotina é chamada a cada 5 segundos, a qual verifica o status do FLAG, acionando ou não ou LED. Para simular um Beacon, foi gravado o ESPRUINO em outro Breakout!


Questões: suporte@smartcore.com.br

FONTES: 

Sobre a SMARTCORE

A SmartCore fornece módulos para comunicação wireless, biometria, conectividade, rastreamento e automação.
Nosso portfólio inclui modem 2G/3G/4G/NB-IoT/Cat.M, satelital, módulos WiFi, Bluetooth, GNSS / GPS, Sigfox, LoRa, leitor de cartão, leitor QR code, mecanismo de impressão, mini-board PC, antena, pigtail, LCD, bateria, repetidor GPS e sensores.
Mais detalhes em www.smartcore.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário