U-BLOX NINA B302 BLE - DETECTOR PRESENÇA DE PET PRÓXIMO COM JAVASCRIPT
O objetivo deste BLOG é demonstrar como é possível utilizar o NINA B302 como detector de presença de um PET. Será um utilizado um Beacon para ser o dispositivo a ser detectado o qual será preso na coleira do Animal, na ausência do mesmo (via RSSI), um LED será LIGADO. Foi utilizado o BREAKOUT NINA B302.
Adquirimos então os seguintes componentes
-Botão de RESET;
-Botão de Modo BOOTLOADER (W102);
-Plugável no PROTOBOARD;
-Acesso às várias GPIOS;
Pequena
Espruino é um intérprete de JavaScript para microcontroladores que torna o desenvolvimento de software embarcado rápido e fácil. O intérpretador Espruino é um firmware de código aberto que roda em uma variedade de microcontroladores diferentes.
O Espruino em si não é apenas o firmware ou hardware do interpretador - há também o IDE da Web, ferramentas de linha de comando, documentação, tutoriais e módulos que formam uma solução completa para desenvolvimento de software embarcado.
Muitas LIBRARIES
Grave o código HEX do JAVASCRIPT usando o utility J-FLASH LITE ou NRFGO STUDIO no NINA B302
Resete o NINA B302
Instale o ESPRUINO IDE (Native)
Instale o USB DONGLE CSR 4.0 (drivers)
Mas atenção!
Para o Windows 8.1 e posterior
O IDE é capaz de usar os drivers BLE do próprio Windows. A única configuração necessária é que você vá para as configurações de Bluetooth do seu sistema e clique em Conectar (Parear no Windows 10) no seu dispositivo NINA B302. Isso expõe ao sistema e garante que ele apareça no IDE da Web.
Para o Windows anterior ao 8.1
Como as versões do Windows anteriores à 8.1 não suportam Web Bluetooth no sistema operacional, o noble (que o Espruino IDE usa) precisa acessar diretamente o adaptador BLE - portanto, é necessário garantir que o driver WinUSB seja carregado para ele (como oposição a um driver específico do fabricante).
Baixe o Zadig e execute-o - é apenas um executável
Vá para Opções -> Listar todos os dispositivos
Escolha o seu adaptador BLE (o meu é CSR8510 A10)
Certifique-se de que o WinUSB esteja definido como o driver
Agora, quando você executar o IDE da Web nativo e clicar em "conectar" no canto superior esquerdo, deverá ver uma lista de dispositivos BLE conectáveis.
Transfira o SCRIPT JAVASCRIPT abaixo
No B302 transfira o seguinte código Javascript e execute
// Start scanning
var Found = false;
NRF.setScan(function(d) {
console.log(d.id);
if(d.id === "d3:8c:46:d1:ae:10 random")
Found = true;
});
// See if PET is near each 5s
function VerifyPet()
{
setInterval(function() {
if(Found === true)
{
D13.write(true);
Found = false;
}
else
{
D13.write(false);
}
}, 5000);
}
VerifyPet();
O programa inicia um SCAN BLE e procura por um BEACON cujo MAC é d3:8c:46:d1:ae:10, caso encontre, altera FLAG para true. Uma outra rotina é chamada a cada 5 segundos, a qual verifica o status do FLAG, acionando ou não ou LED. Para simular um Beacon, foi gravado o ESPRUINO em outro Breakout!
Questões: suporte@smartcore.com.br
FONTES:
Sobre a SMARTCORE
A SmartCore fornece módulos para comunicação wireless, biometria, conectividade, rastreamento e automação.
Nosso portfólio inclui modem 2G/3G/4G/NB-IoT/Cat.M, satelital, módulos WiFi, Bluetooth, GNSS / GPS, Sigfox, LoRa, leitor de cartão, leitor QR code, mecanismo de impressão, mini-board PC, antena, pigtail, LCD, bateria, repetidor GPS e sensores.
Mais detalhes em www.smartcore.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário